VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE ULTRASSONOGRAFIA
VI ENCONTRO DE CLÍNICOS E ULTRASSONOGRAFISTAS DA PARAÍBA
VI AMOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DA ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE ULTRASSONOGRAFIA

Trabalho

Submissão de Trabalhos Científicos – Regulamento

a. Informações Gerais

  • O prazo para inscrição de trabalhos é 20 de maio de 2018.
  • É permitida a submissão de trabalhos mesmo com status de pagamento “pendente”, no entanto, as inscrições que não tiverem regularizado o pagamento até o prazo final de submissão (acima), terão os trabalhos recusados pela comissão julgadora.
  • Só serão aceitos trabalhos científicos cujos todos os autores estejam inscritos no congresso.
  • O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o mesmo.
  • Cada trabalho científico pode conter número máximo de até 08 (oito) autores.
  • Os resumos deverão ser enviados através do portal: http://apbus.sbus.org.br/
  • A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas e tenham qualidade científica.
  • Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso. No entanto, será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
  • Os resumos aprovados serão publicados na Revista Saúde & Ciência Online.

b. Áreas de estudo
Os trabalhos científicos poderão ser inscritos no congresso caso se enquadrem em uma das seguintes áreas de estudo: ultrassonografia e área clínica

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstétrica
  • Ultrassonografia em Endocrinologia
  • Clínica Médica
  • Pediatria
  • Cirurgia geral
  • Ginecologia e Obstétrica

c. Modalidade de apresentação

Serão apresentados durante o congresso trabalhos científicos somente na forma de mídia digital, no formato de PowerPoint.

d. Tipo de estudo desenvolvido

Poderão ser submetidos trabalhos científicos que se enquadrem em um dos seguintes tipos:

  • Trabalhos Originais: Resultantes de pesquisa, trabalho científico original com contribuição para o avanço da ciência médica e que permita a um investigador ou profissional especializado, baseando–se nas indicações do texto, repetir as observações e julgar os resultados e conclusões do autor, bem como verificar a exatidão do método de análise e dedução das conclusões. Deve ser referida a forma de escolha da amostra estudada e dada particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados.
  • Relato de Caso: Descrição sumária de caso(s) especial(is), que, pela sua raridade ou extraordinário interesse informativo para a coletividade, transcendem o paciente individual. Valoriza–se com revisão da literatura.
  • Ensaio Pictórico: Ensaio que transmite sua mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco ou nenhum texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal a educação complementar de especialistas.
  • Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o autor trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores, reunindo tal material e realizando uma análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho.

e. Estruturação do resumo a ser enviado

  • No caso de trabalhos originais, deve-se estruturar o manuscrito com os seguintes itens: Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões. Descrever os resultados objetivamente. Não serão aceitos resumos sem essa descrição.
  • Para relatos de caso, utilizar os elementos: Introdução, Descrição do Caso e Comentários.
  • Em ensaios pictóricos, dever-se-á seguir: Introdução, Comentários e Conclusão.
  • Na revisão de literatura utilizar: Introdução, Objetivo, Metodologia, Revisão e Conclusão.
  • Os textos devem ser apresentados como arquivo elaborado no programa Word for Windows, escritos em língua portuguesa, em fonte Arial, tamanho 11, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de 1,0 cm em primeira linha de parágrafo, margens de 3,0 cm em cada lado.
  • O título deve vir em negrito, centralizado, fonte 12 e em caixa alta. Os trabalhos devem conter a versão em inglês do título (title), logo abaixo do resumo.
  • Limite máximo de 8 autores por artigo.
  • O nome completo do (s) autor (es) deve vir logo abaixo do título, centralizado (s), em itálico e com indicação de titulação e instituição a que pertence (em). Também junto com essas informações, deve constar o endereço completo (inclusive eletrônico) do autor responsável pela correspondência.
  • O resumo, posicionado logo abaixo do nome do (s) autor (es), deve conter, em no máximo 250 palavras, as informações mais relevantes sobre objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Logo após o resumo podem ser listados até 4 palavras-chave, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).
  • As palavras-chave devem, obrigatoriamente, ser extraídas entre os disponíveis em http://decs.bvs.br/.

f. Normas para confecção de mídia digital

  • Após divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação, os autores se comprometem a enviar a apresentação no formato de PowerPoint até o dia 18/05/2018.
  • As normas para confecção da mídia digital (e-poster) serão enviadas juntamente com a aprovação do trabalho
  • É obrigatória a presença do autor apresentador na data e horário estabelecidos pela Comissão Julgadora
  • A apresentação deve ter um número máximo de 20 (vinte) slides e um tamanho máximo de 25Mb (vinte e cinco Megabytes)

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